segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Cuba - Havana




Fomos de táxi do aeroporto até ao centro de Havana. Os valores são 25cuc de dia e 30cuc a noite. Parámos junto ao hotel Inglaterra, onde comprámos os cartões para a internet, que nos custou 2cuc e tem duração de uma hora.




Como não tínhamos nada marcado fomos andando, até que apareceu um senhor super simpático, que nos disse que havia uma casa bem ali no centro por 25 CUC a noite, podíamos vê-la e se gostassemos ficávamos. O senhor  trazia na mão uma garrafa de Rum cubano, que fez questão que o Nando provasse. (Prometendo em alto e bom som, ser um "chico limpo"😅).

A casa não era dele, era de um casal muito simpático e acessível, estava super limpinha e era mesmo no centro. Ali ficámos por duas noites.




Existem os restaurantes turísticos e os restaurantes paladares, notando-se uma grande diferença de preços. Enquanto num paladar se come por cerca de 2/3CUC, nos outros por 10CUC.

Os cubanos parecem muito simpáticos, ( e na realidade são, disponíveis, calorosos, mas querem ganhar dinheiro também, claro) mas ao fim de um dia , o discurso torna se repetitivo. "Querem táxi? No. Gracias.
De onde és? Portugal. Oh Cristiano Ronaldo. Cuba és muy tranquila, muy segura, podes hablar com toda a gente. o perigo soy os mojitos e a salsa (risos). Mi pai, irmão ( ou outro familiar qualquer) vive en Lisbona . Quando chegaram? Á quantos dias estão aqui? em casa ou hotel? os charutos nas cooperativas, hoje ( que são todos os dias, na realidade 😄) estão a metade do preço. Ah e estão sempre quase a fechar". Sejam 17/14h, o que for 😅, não liguem ao nosso Portunhol 😂
E é isto. Mas mesmo não conseguindo nada, continuam a ser simpáticos. 😂

Visitámos alguns pontos turísticos e monumentos, mas a magia está em "perder-nos" pelas ruas velhas e coloridas.


















Existe a possibilidade, nas casas particulares, de tomar o pequeno-almoço e algumas tem até outras refeições. Tomámos no primeiro dia, por 5CUC cada um. A Miriam, com um sorriso na cara, preparou-nos uma deliciosa refeição.




Daqui seguimos para Vinales, no autocarro da Transgaviota, por 14Cuc cada um. Comprámos os bilhetes, na agência da Cubanacan, no hotel Plaza.