segunda-feira, 25 de março de 2019

A nossa viagem por Myanmar

A nossa viagem por Myanmar, um país que nos surpreendeu muito. Um pequeno país que abriu portas recentemente ao turismo. Onde os simpáticos sorrisos estampados no rosto são a imagem de marca do país. Ficámos com a mensagem guardada de uma simples miúda de 18 anos, que nos disse: Agora que conhecem e sabem que não é perigoso, digam as vossos amigos e conhecidos para visitar Myanmar e como isto é bonito. Há conflitos no país, com as minorias éticas, mas não se faz sentir nas ruas, e sim... vale muito a pena visitar este país.




Após passarmos a pé a fronteira da Índia, preenchemos os documentos, pagámos pelo visto e seguimos de Tamu até Mandalay.



Visitámos 6 cidades/vilas e iremos mostrar um pouco sobre elas.

.Mandalay



                           Mandalay Palace




                               Shwe Kyaung



                       A tu ma shi monastery



                           Kuthodaw pagoda



                              Mandalay Hill



Nos dias seguintes alugámos uma mota e fomos visitar os arredores de Mandalay.



                Pahtodaw Gyi pagoda, Mingun


                                Mingun Bell


                  Hsinbyeme Pagoda, Mingun


            U Min Thone Zae Pagoda, Sagaing


       Soon Oo Pon Nya Shin Pagoda, Sagaing


          Aung Myae Bone San Monastery, Ava


                           Innwa Tower, Ava



                          Dee dote waterfall


                    Dat Taw Gyaint Waterfall



                             U-Bein Bridge
     (a ponte de madeira mais longa do Mundo)

Durante a nossa estadia em Mandalay, ficámos alojados no Célia hostel, e gostámos bastante. Uma lugar super acolhedor e com um pequeno-almoco delicioso incluído.





O próximo destino foi Bagan. De comboio noturno, seguimos por 7 horas até Bagan, por apenas 2900MMK (cerca de 1.70€).
Bagan é um lugar mágico, um complexo arqueológico, recheado de pagodas, templos e outros monumentos. Paga-se 25.000 MMK de taxa (mas a realidade é que é fácil contornar, e não pagar). O melhor é alugar uma mota elétrica, vaguear e descobrir lugares lindos. Vimos o nascer do sol sob um templo (apesar de descobrirmos depois que era proibido entrar 😬) e o pôr do sol em Sulamuni Manmade Sunset Hill.



                           






.Yangon







A menos de uma hora de Yangon, encontra-se o Thabarwa Centre, onde ficámos por uma semana a cumprir voluntariado. Se queres fazer voluntariado este é o lugar ideal.

Com pouco é possível fazer muito! É a descrição perfeita para explicar aquilo que se faz em Thabarwa. Não precisas de saber, basta querer. Foram dias inexplicavelmente bonitos.

Deixamos aqui dois links para que possas ver por ti!

Thabarwa 1
Thabarwa 2











Hpa-An foi um dos sítios que mais gostámos de explorar. Paisagens maravilhosas, cavernas e montanhas. Alugámos uma mota por dois dias e fizemo-nos à estrada.



Kawgun Cave



                  Kaw Ka Taung Cave Temple


              Piscina local, perto deste templo 


Yathaypyan Cave






Sadan Cave
 (1000MMK + 1500MMK se optarem pelo passeio de barco)


Yae Ta Khon



Kyauk Ka Lat


                        Bat Cave ( 1000MMK)


Próxima paragem: Kalaw. Realizámos um trekking de Kalaw até ao Inle Lake, com a duração de 2 dias e uma noite. Eramos um grupo de 5 pessoas com um guia. O preço foi de 30.000MMK, com refeições e transportes incluído. (Quanto mais pessoas forem, mais barato fica). O trekking é simples, fácil de concretizar, e as paisagens ao longo do trajeto são espetaculares. Ficámos alojados numa vila, em casa de uma família. Gostámos imenso da experiência e aqui vimos um dos pôres do sol mais bonitos da viagem.














Chegando ao Inle Lake, é necessário pagar uma taxa de conservação de 15000MMK por pessoa.
Pelas margens do rio, existe toda uma vida, com casas de bamboo, plantações, lojas e afins. Na cidade de Nyaung Shwe, foi onde ficámos alojados e onde se encontram a maioria dos alojamentos, restaurantes e mercados. Acabámos por fazer uma tour, com o grupo que estávamos, de barco pela vila, mas na realidade, não gostámos de todo. Parámos em todas as lojas possíveis e imaginárias (coisa de turista). Pagámos 5000MMK cada um.






Foram dias incríveis e ficámos fascinados com este lugar. Prometemos voltar um dia!